À semelhança do que sucedeu nos anteriores e daquilo que será expectável nos próximos, visa revisitar acontecimentos nefastos, para deles retirar os ensinamentos que podem transmitir e, assim, aprender com essas experiências.

Com este encontro pretende-se colocar não só a comunidade científica, mas também e sobretudo os agentes de proteção civil, os órgãos de soberania regionais/locais, os professores e a população em geral, a refletir sobre o que fazer em caso de catástrofes provocadas pela manifestação do risco sísmico,aprendendo com o passado para melhorar o presente e o futuro, tomando consciência de que, cada dia que passa, estamos mais próximos de um evento devastador.

Neste encontro irá discutir-se a forma como a sociedade encara estes fenómenos naturais e, ao mesmo tempo, perceber se estará melhor informada e preparada para os enfrentar do que estava no passado. Ir-se-á refletir também sobre o modo como estes conteúdos são abordados atualmente nos diversos níveis de ensino não superior,sobre a forma como tais conceitos são apreendidos pelos alunos e sobre como agir para incutir à sociedade a necessidade de a tornar mais resiliente a tais riscos geológicos.

A história da ciência, assim como os seus protagonistas, tem um papel fundamental na evolução do conhecimento, razão pela qual esta temática também fará parte integrante do Encontro, por forma a complementar e consolidar toda a aprendizagem decorrente do passado.